História da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Quirinópolis Estado de Goiás

Quirinópolis, uma Cidade localizada no sudoeste do Estado de Goiás, destaca-se no cenário nacional pelas suas terras férteis e pelo auto índice de emprego oferecido por duas usinas de açúcar e álcool localizadas em seu município, que o tornou nos últimos anos em um dos maiores produtores de álcool do Brasil. Devido o bom momento econômico da região, Quirinópolis possui várias outras empresas, em especial concessionárias de maquinas agrícolas e veículos, ajudando no aumento na melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Quirinópolis é conhecida pelas boas administrações política que priorizaram os vários aspectos da vida das pessoas, que escolheram essa cidade para viver e trabalhar.

O Evangelho de Jesus era praticamente desconhecido até o ano de 1949, quando chegou à região oriundos de Buritizal, Estado de São Paulo, algumas famílias, que além de vislumbrarem no novo lugar uma oportunidade de crescimento, tinham também no coração a chama do Evangelho Pentecostal e pretendiam semeá-la por aqui.

Os primeiros Assembleianos eram cheios de alegria e do Espírito Santo e falavam com muita ousadia a palavra de Deus. E assim, em 1949, na região do rio dos bois, foi dirigido o primeiro culto da Assembleia de Deus no município de Quirinópolis. As famílias do irmão Joldão Garcia da Silveira e esposa irmã Maria Humbelina, Geraldo Pereira, irmã Maria Pereira e a jovem Joana Pereira.

No inicio dos anos 50 foi realizado o primeiro culto, na zona urbana. O irmão Geraldo Pereira da silva cedeu sua casa, um barraco de três cômodos, onde alegremente os irmãos adoraram a Deus pela primeira vez na cidade de Quirinópolis. Neste primeiro culto foi entoado o hino de número 15 de nossa harpa cristã e a leitura foi no salmo 121 da bíblia sagrada. Os irmãos convidaram alguns habitantes da pequena cidade e compareceram as duas visitas ouviram atentamente a mensagem de Jesus.

O segundo culto foi realizado na pensão do senhor Inácio Ribeiro. A partir daí o senhor Fabio Garcia da Silveira pediu que os cultos fossem realizados em sua residência, onde também funcionava uma máquina de beneficiar arroz, nos meses seguintes os cultos foram realizados naquele local.

As almas começaram a se render ao Salvador Jesus; os primeiros novos crentes foram: Maria Pereira e seu filho Osvaldo Pereira com toda a sua família e o jovem Ocácio J. Luiz. O povo de Deus aumentava em números, os cultos começaram a ser realizados na marcenaria de Geraldo Pereira; onde durante o dia funcionava normalmente e a noite transformava-se num templo para o culto de louvor e adoração a Deus, ali se ouvia a voz do senhor e a alegria invadia os corações de todos que ali compareciam.

O irmão Geraldo que dirigia as reuniões mudou-se para sua nova residência, e ampliou seu barraco para que os cultos fossem realizados ali, onde seria mais apropriado.

O pastor Manuel Pereira da Silva que na época pastoreava a Igreja em Ituiutaba MG, visitava mensalmente a nova congregação e ministrava a ceia do Senhor. Mesmo com todas as dificuldades, as péssimas condições das estradas, as viagens eram feitas, uma parte do caminho a cavalo, porém, o servo de Deus, fazia com muita alegria na alma e sempre tinha uma mensagem de fé e esperança para a Igreja. As travessias do rio Paranaíba eram feitas por meio de canoas a remo.

Com o crescimento do trabalho, houve a necessidade de orar a Deus para que Ele preparasse um pastor para a eminente Igreja; foi quando chegou à Quirinópolis o Pastor Euclides, oriundo de Patos de Minas, com a incumbência de dar seqüência à obra de Deus.

A segunda família a se converter a cristo foi a da irmã Rosa, família esta que era composta de 11 pessoas. O Pastor Euclides viu que era necessário a construção de um templo, e assim iniciou-se nessa época a obra do primeiro templo da Assembleia de Deus em solo Quirinopolino, na antiga rua Minas Gerais, atual avenida Lazaro Xavier número 43 Centro.

O irmão Dorpides Garcia muito ajudou na construção do primeiro templo. A inauguração aconteceu no dia 22 de Agosto de 1953. Estiveram presentes os pastores: Manoel P. da Silva, Francisco Miranda e Sebastião Pereira. No dia 23 agosto de 1953, foi realizado o batismo dos cinco primeiros novos convertidos, nem todos os novos crentes estavam preparados para descerem as águas batismais.

Em 1955 o conjunto coral foi fundado com vários componentes inclusive crianças, pois não havia adultos em quantidade suficiente. Seu fundador foi o irmão Pedro da Silva Campos.

Pastor Euclides deixou a cidade de Quirinópolis, ficando a nova igreja sem pastor por um período de quase 3 anos. Durante esse período o irmão Agostinho Alves de Paula ficou dirigindo os cultos. Nesse tempo o pastor Antonio Honorato, visitava periodicamente e a igreja alimentava-se de seus ensinos maravilhosos e seus conselhos que agia como um bálsamo eficaz para as almas; suas palavras eram o recado de Deus, era o mesmo que água caindo em terra seca.

Em 1957 o irmão José Braga da Silva estava cuidando de sua lavoura na região do Barreiro em Minas Gerais, quando sentiu a chamada de Deus para realizar a obra do Senhor em Quirinópolis. O humilde servo do Senhor não duvidou, não teve medo, não foi covarde, não rejeitou a voz de Deus. Chegou com sua família e uma chama viva dentro do peito. O pastor Jose Braga residia em casas humildes mas o Senhor Jesus era com ele. O trabalho acelerou sua marcha, suas visitas aos novos crentes eram feitas de bicicleta; percorria longas distância nas fazendas confirmando a fé dos irmãos.

Em 1958 A banda de música foi fundada também pelo irmão Pedro da Silva Campos.

Na primeira separação de diáconos, foram separados os seguintes irmãos: Joaquim Ferreira Barros, Salatiel Lopes da Silva e Pedro da Silva Campos. Neste mesmo dia foi batizado com o Espírito Santo, Mario Marques e muitos outros. Estes obreiros trabalhavam unidos ao lado do Pastor José Braga da Silva; eram homens humildes e cheio do Espírito Santo. A igreja com o ministério gozava de grande amor fraternal.

Não eram poucas as vezes que a Igreja quase em sua totalidade, saia a pé para os cultos em fazendas vários quilômetros de distância, lembrando o povo de Israel em sua caminhada.

Deus usou o irmão Zezinho, que após realizar uma boa colheita em sua lavoura, doou um veículo Jeep ano 48.

Em 1960 foi fundado o circulo de oração, pelas irmãs: Tereza Braga, Maria Pereira, Eunice André Lopes, Alzira Maria Diniz, Geralda Rosa dos Santos e outras. Muitas bênçãos foram operadas por Deus por meio das fervorosas orações destas irmãs. Vários foram os irmãos que já estavam com cirurgias marcadas o Senhor Jesus curou, houve casos de alguém que já estava na mesa de cirurgia os irmãos oraram e o Senhor Jesus curou sem deixar cicatriz ou precisar de grande repouso.

Irmão José Braga começou ver a necessidade de um templo maior, pois o atual já estava pequeno. Foi adquirido um lote para construção do segundo templo. Com muita alegria a Igreja lançou a pedra fundamental, as paredes do templo foram erguidas, e nos dias 12 a 15 do mês de agosto de 1962 foi inaugurado um belo templo.

Foram batizadas dezenas de novos convertidos em águas e mais 63 irmãos receberam o batismo com o Espírito Santo. Mais uma vez Deus marcou a história da Igreja Assembleia de Deus em Quirinópolis. O dia de pentecoste se repetia nos cultos e nas festividades da Igreja.

Como os obreiros são dirigidos por Deus, o pastor José Braga sentiu que o Senhor estava chamando para realizar a obra de Deus em outro lugar. Houve a permuta com o pastor Salatiel Lopes da Silva. Pastor Salatiel também trabalhou como um soldado que não teme as lutas. Muitas foram as almas que renderam a Cristo durante o seu o pastorado.

Tempos depois houve nova troca de obreiros; vindo para Quirinópolis o pastor Alvino Pereira Rocha e vários foram os anos que este pastor permaneceu aqui ensinando a palavra de Deus.

Como os homens de Deus; não tem morada permanente aqui na terra, o pastor Alvino mudou-se para Rio Verde, vindo para este lugar o pastor João Amélio de Alvarenga que também desempenhou seu ministério com muita coragem e dinamismo; em seu pastorado houve o II CONGRESSO DA MOCIDADE, onde os jovens se reuniram para juntos glorificarem o nome do Senhor.

Terminado o tempo determinado por Deus, o Pastor João Amélio de Alvarenga, entregou a Igreja para o então presbítero Zetil da Paz dos Santos; que enquanto orava ajoelhado no púlpito da Igreja, Deus o recolheu para sua gloria, deixando muita saudade. Em sua homenagem hoje existe uma rua importante da cidade de Quirinopolis com o seu nome.

O pastor Antônio Lins de Albuquerque foi empossado substituindo o Pastor Zetil da Paz. Este irmão com seu sorriso alegre, também muito trabalhou pela salvação das almas, realizava muitas campanhas evangelísticas, priorizava a oração e o ensino da palavra, chegando a escola dominical ter uma freqüência de quase 200 alunos. O número dos salvos crescia cada vez mais e era grande a alegria do povo de Deus, caindo na graça dos habitantes da cidade.

Pastor Antônio Lins de Albuquerque e pastor Salatiel Lopes da Silva começaram a orar pedindo a direção de Deus para suas vidas; e logo houve a permuta. Pastor Antônio Lins mudou-se para Jataí e vindo para Quirinópolis o pastor Salatiel Lopes da Silva, isto em 1974. Foi nesse tempo que Pastor Alvino Pereira Rocha, presidente do campo de Rio Verde, do qual a Igreja em Quirinópolis era subordinada, deu autonomia administrativa a Igreja em Quirinópolis, passando a ter como congregação, as Igrejas de São Simão que na época se chamava Canal de São Simão, Paranaiguara que se chamava Mateira, Gouvelândia, que se chamava Setinópolis e Cachoeira Alta e ainda Itaguaçu.

O Conjunto de jovens Vencedores por Cristo foi fundado nessa época, teve como regente por mais de trinta anos, a irmã Damaris Lopes Bispo, filha primogênita do pastor Salatiel.

Após ter tomado posse como Pastor, Salatiel Lopes sentiu a necessidade de construir outro templo; começou a olhar para o teto do templo, para o comprimento e largura; observou que estava pequeno para comportar o povo de Deus. Deus lhe concedeu sabedoria entendimento e ciência para realizar essa grande obra.

Não sabemos quantas foram as aflições e lágrimas derramadas pelo nosso amado pastor, diante de Deus em oração para que provesse os meios financeiros à sua igreja para que fosse iniciada a construção deste majestoso templo. Deus começou a abençoar e foi iniciado o alicerce, colocados os primeiros tijolos para levantar as paredes, e os recursos nunca vinham com sobra, mas de acordo com necessidade. Depois de certo tempo o templo antigo que ficou no interior do novo, foi demolido e a obra foi concluída em sete anos. A inauguração aconteceu no nos dias 19, 20 e 21 da dezembro do ano de 1981. Com a presença de caravanas de varias cidades do Estado de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, O prefeito na época Sr Onício Resende, Governador do Estado Ari Ribeiro Valadão e várias outras autoridades civis e eclesiásticas.

A Igreja continuou crescendo e logo após a inauguração do templo, o pastor Salatiel deu início a construção da casa pastoral que em pouco tempo também foi inaugurada.

O dedicado servo de Deus, pastor Salatiel e família fizeram o que Deus determinou, todos os obreiros, cada um com seu talento estiveram ao seu lado deixaram suas marcas com a finalidade do nome do Senhor ser glorificado.

O Sr. Prefeito Onício Resende, muito amigo do pastor Salatiel muito ajudou com suas valiosas ofertas. O irmão Rodolfo José da Silva, também deixou sua marca nessa obra, ofertando toda a madeira para o forro, os rodapés e os bancos do templo. Enfim todo o povo de Deus contribuiu para construção do templo.

Muitas foram as palavras desanimadoras que o pastor Salatiel ouviu no início desta obra, como também palavras animadoras, mas Deus não deixou que seu servo desanimasse. Ao lado do pastor Salatiel trabalhou pastor José Ferreira Paniago, como o primeiro vice presidente do campo. Muito ele ajudou nesta grande e pesada obra: Não só ajudou no sentido material como também no espiritual. trabalhando em serviços pesados da construção. Enfim todos os obreiros do campo deram suas contribuições.

No ano de 1984 o com a separação do Presbítero Jonas Alves de Sousa para Evangelista, este como pastor da Igreja em Paranaiguara, foi aclamado como vice presidente do campo. Dois anos de pois o Presbítero Domingos Jacinto Luz Junior foi separado a Evangelista e aclamado como vice presidente da Igreja.

No dia 02 de outubro de 1986 foi fundada pelo o Pastor Salatiel Lopes da Silva a ABCAD, Assistência Beneficente da Assembleia de Deus que ao longo desses anos vem prestando relevantes serviços à comunidade. Cestas básicas, vários cursos profissionalizantes, informática e outros. O primeiro mandato do Prefeito Sodino Vieira de Carvalho foi doado para a ABCAD um terreno localizado no Bairro Santo Antônio, e no segundo mandato do Prefeito Onício Resende, foi doado a outra parte desse terreno, totalizando quase dez mil metros quadrados, onde funciona o prédio a entidade.

No dia 24 do mês de novembro de 2003, devido a problemas de saúde o Pastor Salatiel com a presença da CADESGO, Convenção das Assembléias de Deus no Estado de Goiás, passou interinamente a presidência da Igreja para o então vice presidente Domingos Jacinto Luz Junior. O pastor Célio Carlos Martins da Silva, que até então atuava como segundo vice presidente, assumiu a primeira vice presidência da Igreja.

O Pastor Domingos Jacinto Luz Junior ao assumir a Igreja, de imediato construiu a sede da ABCAD, o templo do Bairro Tonico Bento. A obra continuou a crescer, foi adquirido mais uma parte de terreno e anexado ao terreno do templo central, foi ampliado e melhorado o Salão nobre da Assembleia de Deus, construído o templo do Bairro Jardim Vitória, e deu-se inicio a ampliação e modernização do templo central que nesse momento encontra-se pronta.

Hoje a Assembleia de Deus em Quirinópolis consta com doze congregações dentro da cidade e no campo mais três, nas cidades de Denislópolis, Gouvelândia e Paranaiguara.

O programa Voz da Assembleia de Deus é um órgão que transmite desde a inauguração da primeira Rádio em Quirinópolis, Radio Sulgoiana, a mensagem de Deus a muitos corações. Teve como apresentadores o irmão Jaime Rocha Bispo, Pastor Jonas Alves de Sousa, Pastor Domingos Jacinto Luz Junior, Pastor Enildo Pereira de Jesus e Pastor Célio Carlos Martins. Bem como a participação de vários outros irmãos.

Desde novembro de 1996 o pastor Célio Carlos Martins Assumiu a responsabilidade desse programa. Esteve por nove anos da Radio Alvorada AM e desde o dia 09 de Novembro de 2005 está se levado ao ar pela frequência modulada 93,3 FM, Radio Canadá FM.

Sempre contando com a graça e a misericórdia de Deus a Igreja Assembleia de Deus em Quirinópolis, permanece firma em sua marcha em direção às mansões celestiais.

Pastores da Igreja Assembleia de Deus em Quirinópolis desde a sua fundação:

  • 1º Geraldo Pereira da Silva
  • 2º Euclides Moraes Batista
  • 3º Agostinho Alves de Paula (Interino)
  • 4º Jose Braga da Silva
  • 5º Salatiel Lopes da Silva
  • 6º Alvino Pereira Rocha
  • 7º João Amélio de Alvarenga
  • 8º Zetil da Paz dos Santos
  • 9º Antonio Lins de Albuquerque
  • 10º Salatiel Lopes da Silva
  • 11º Domingos Jacinto Luz Junior
  • 12º Celio Carlos Martins da Silva

Escrito por: Pastor Célio Carlos Martins da Silva 25/04/2015

Contribuição: Esmeraldo Alves Queiroz – Irmã Clarinha – Histórias ouvidas por muitos irmãos incluindo Pastor Salatiel Lopes da Silva.